STF recusa ação do Flamengo e Sport é mantido como o campeão de 1987 - OChute }

STF recusa ação do Flamengo e Sport é mantido como o campeão de 1987

por   em Notícias
  • Três ministros votaram contra o clube da Gávea e apenas um foi a favor. Até o rubro-negro Marco Aurélio decidiu manter o Leão como o vencedor do Brasileiro

    Destaque STF recusa ação do Flamengo e Sport é mantido como o campeão de 1987 Divulgação/Caixa Econômica Federal
    Gostou: avalie
    (0 votos)
    Publicidade

    O recurso do Flamengo contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu ao Sport o direito de ser o único campeão brasileiro de 1987 reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi negado pela 1ª Turma da corte nesta terça-feira (18). Três ministros votaram contra o clube da Gávea e apenas um foi a favor. Assim, o Leão da Ilha se manteve como o vencedor da competição.

    Em agosto do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso pediu vistas ao processo e suspendeu o julgamento. Ele chegou à conclusão de que o título deveria ser dividido entre os clubes. Já o relator Marco Aurélio votou contra o recurso do time de coração.

    Alexandre de Moraes e Rosa Weber também foram contrários ao pedido do Flamengo. O ministro Luiz Fux declarou que não seria capaz de julgar o caso, pois seu filho, Rodrigo Fux, foi o advogado do clube carioca no processo.

    O Flamengo informou que aguardará a publicação da decisão para avaliar se caberá novo recurso. "Nossa posição em busca do reconhecimento segue firme, uma vez que ganhamos o título no campo", afirmou o vice-jurídico, Flávio Willeman.

    Arnaldo de Barros, presidente do Sport, celebrou mais uma vitória nos tribunais. "Era uma pretensão esdrúxula do Flamengo. Queriam afrontar a coisa julgada que é protegida constitucionalmente. Desejavam subverter as decisões que ocorreram inclusive no STF para fazer valer um acordo, um conchavo político que tinha havido anteriormente. Mas o STF soube rechaçar e colocar em ordem os valores institucionais", encerrou o mandatário.

    Entenda

    Em 1987, o Sport se sagrou campeão do chamado Módulo Amarelo, organizado pela CBF, e o Flamengo, do Módulo Verde da Copa União, torneio com a chancela do extinto Clube dos Treze.

    A CBF, então, propôs que houvesse em quadrangular final entre os campeões dos dois módulos (Sport e Flamengo) e os dois vices (Guarani e Internacional) para que fossem determinados o campeão brasileiro e os clubes classificados para a Libertadores do ano seguinte.

    No entanto, Flamengo e Inter se recusaram a disputar o quadrangular. Assim, Sport e Guarani voltaram a se enfrentar e o Leão da Ilha se sagrou campeão daquele ano.