Maior campeão nacional: relembre os títulos brasileiros do Palmeiras }

Maior campeão nacional: relembre os títulos brasileiros do Palmeiras

por   em Notícias

Com a conquista de 2016, o Verdão chegou ao seu nono título brasileiro, contando com a Taça Brasil e o Robertão

Destaque Maior campeão nacional: relembre os títulos brasileiros do Palmeiras Acervo Palmeiras
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

O Palmeiras ganhou mais uma peça valiosa para a sua sala de troféus. Na tarde deste domingo (27), o Verdão venceu a Chapecoense por 1 a 0 e conquistou o seu nono título brasileiro, se isolando como maior campeão da competição. Que tal recordar um pouco de cada um dos títulos da Academia de Futebol?

Taça Brasil – 1960

Campeão paulista no ano anterior, o Palmeiras conquistou seu primeiro título brasileiro na segunda edição da Taça Brasil, em 1960. Na decisão, o Alviverde enfrentou o Fortaleza, e venceu as duas partidas para garantir a conquista.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1967

Djalma Santos, Baldocchi, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco... Não são poucos os ídolos do Palmeiras que fizeram parte da Primeira Academia. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 marcou o primeiro título daquela equipe. O título veio após uma vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu, com dois gols de Cèsar, artilheiro do campeonato.

Taça Brasil – 1967

O segundo título da Taça Brasil veio sete anos depois. Novamente campeão paulista, o Palmeiras ganhou o direito de entrar numa fase mais avançada da competição. O torneio, que marcaria a consolidação da primeira Academia, foi decidido diante do Náutico, em três jogos. A decisão foi disputada no Maracanã.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1969

O Robertão de 1969 é considerado o último capítulo glorioso da Primeira Academia de Futebol. Com a extinção da Taça Brasil, o Roberto Gomes Pedrosa foi o único torneio nacional daquele ano. O Palmeiras acabou campeão depois de um quadrangular final com Botafogo, Corinthians e Cruzeiro. O título veio com uma vitória por 3 a 1 sobre o Bota na última rodada. Essa conquista também é lembrada como o lançamento de alguns ícones da Segunda Academia, como Leão e Luís Pereira.

Campeonato Brasileiro – 1972

Três anos separaram o último título do Robertão da conquista do Brasileiro de 1972. A Academia mudou algumas peças, mas manteve o seu futebol encantador. Ainda comandado por Ademir da Guia e Dudu, o time ganhou os reforços de Luis Pereira, Eurico, Edu Bala, Nei, entre outros. Alguns deles já estavam no time na Primeira Academia, mas só se firmaram com o passar do tempo. Na final, o Palmeiras empatou com o Botafogo de Jairzinho em 0 a 0 e, por ter a melhor campanha, garantiu seu quinto título nacional.

Campeonato Brasileiro – 1973

Em um futebol tão competitivo como o brasileiro, não é comum um time ser campeão nacional consecutivamente. Mas foi o que a Academia conseguiu em 1973. Praticamente ninguém passou pela defesa Alviverde, que sofreu apenas 13 gols em 40 partidas, e o título veio após um empate em 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi.

Campeonato Brasileiro – 1993

Depois da Academia de Futebol, o Palmeiras amargurou duas décadas sem um título brasileiro. O fim do jejum veio em 1993, com jogadores do quilate de Edmundo, Evair, Roberto Carlos e Zinho. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time cheio de estrelas perdeu apenas dois de seus 22 jogos no Brasileirão, conquistando o sétimo título da história do Palmeiras. No jogo decisivo, o Porco derrotou o Vitória por 2 a 0.

Campeonato Brasileiro – 1994

Vinte e um anos após o bicampeonato da Segunda Academia, o Palmeiras repetiu a façanha. Mantendo a base do time campeão no ano anterior, o Alviverde conquistou o seu oitavo título brasileiro em 1994. Dessa vez, porém, a conquista veio com um gosto especial. O Palmeiras derrotou na final o Corinthians, que também não deixava a desejar no quesito estrelas. Mas contra o time de Marcelinho Carioca, Branco e Viola, a melhor ficou para o Porco.

Campeonato Brasileiro – 2016

A torcida do Palmeiras esperava ansiosa pelo fim do maior jejum de títulos brasileiros da história do clube, e ele veio. O Palmeiras conquistou o Brasileirão de 2016 com uma campanha consistente e muito eficiente, garantindo o nono campeonato brasileiro da história do clube. A conquista foi a primeira do clube na era dos pontos corridos, e veio com uma rodada de antecedência, na vitória contra a Chapecoense, no Allianz Parque.

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook