FIFA abre processo disciplinar contra Gales e Irlanda do Norte }

FIFA abre processo disciplinar contra Gales e Irlanda do Norte

por   em Notícias

Entidade proíbe qualquer manifestação política nos seus jogos oficiais e ambas as federações podem ser punidas

Destaque FIFA abre processo disciplinar contra Gales e Irlanda do Norte Reprodução/Twitter
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

Após abrir um processo disciplinar contra a Inglaterra e a Escócia, a Fifa também fará o mesmo com País de Gales e Irlanda do Norte por homenagear com a tradicional flor de papoula o Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, em jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo-2018. O anuncio foi feito na tarde desta quarta-feira e pegou ambas as federações de surpresa.

Ao contrario dos ingleses e escoceses, as duas federações optaram por não permitir aos jogadores o uso das braçadeiras pretas adornadas com o símbolo da papoula. Ao invés disso, Gales e Irlanda do Norte preferiram colocar coroas de flores ao redor do campo e mosaicos em forma de flor de papoula nos duelos contra Sérvia (1-1) e Azerbaidjão (4-0), respectivamente.

"A Comissão de Disciplina decidiu abrir procedimentos contra as federações da Irlanda do Norte e do País de Gales em relação a alguns incidentes a respeito do uso de símbolos distintivos", explicou a Fifa, citando a lei 4.4 do regulamento, que proíbe qualquer tipo de mensagem de cunho político, religioso ou comercial em suas competições.

John Ford, diretor executivo da federação galesa, mostrou toda a sua decepção e surpresa com a abertura de um processo disciplinar.

"Nossa intenção era mostrar nosso respeito pelo fim de semana de homenagem ao Armistício da Primeira Guerra Mundial", declarou Ford.

"Pensamos que agimos de maneira correta e adequada. Estamos decepcionados pelo fato de umas das acusações se referir aos torcedores que tinham papoulas nas arquibancadas", concluiu o dirigente galês.

A federação da Irlanda do Norte também informou que vai recorrer ao processo.

Caso condenadas, as federações poderão ser punidas com o pagamento de multas ou até com perda de pontos nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook