Atlético-MG pode não disputar a Primeira Liga em 2017 }

Atlético-MG pode não disputar a Primeira Liga em 2017

por   em Notícias

O Galo já está com a sua agenda lotada por conta das mudanças impostas pela Conmebol e CBF no calendário do próximo ano

Destaque Atlético-MG pode não disputar a Primeira Liga em 2017 Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

O Atlético-MG está confirmado em quatro competições oficiais em 2017: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. Além delas, a pré-temporada do Galo ocorrerá em meio ao torneio amistoso da Florida Cup, nos Estados Unidos. Integrante da Primeira Liga, o clube alvinegro até o momento vê como impossível a sua participação na segunda edição da disputa.

A saída do Atlético da disputa tem a ver com as alterações no calendário nacional, a partir da nova distribuição das competições organizadas pela Conmebol. No novo contexto do futebol brasileiro, a direção do clube não vê como possível a participação na Copa Sul-Minas-Rio, como disse o presidente Daniel Nepomuceno, em entrevista ao portal Uol: "No calendário que foi colocando é impossível", contou.

Se a decisão do Galo se confirmar, o pesado calendário do time vai se tranquilizar. Durante a temporada 2016, por exemplo, o time de Marcelo Oliveira vai disputar 76 partidas.

"Em fevereiro o calendário prevê jogos da Copa do Brasil, além das rodadas da pré-Libertadores. Além disso, a partir de agora a Conmebol vai pagar bem para quem deixar a Libertadores e jogar a Sul-Americana, teve uma valorização. Então não tem data para você brincar. Temos a Copa do Brasil, a Libertadores e até a Sul-Americana para quem sair da Libertadores", justificou o mandatário alvinegro.

A CBF não colocou a Primeira Liga no calendário oficial do futebol brasileiro desta temporada. O torneio contou com brechas nas agendas dos clubes participantes para acontecer. O Atlético disputou três jogos e não venceu nenhum. Foram duas derrotas, para Flamengo e Figueirense, e um empate com o América-MG.

Das três rodadas em que participou, o Galo jogou duas com um time totalmente formado por reservas na Primeira Liga deste ano. A situação ainda só foi possível, pois o clube mineiro entrou diretamente na fase de grupas da Libertadores de 2016, o que ainda não está assegurado para a próxima temporada.

Para entrar diretamente na fase de grupos do torneio continental, o Atlético precisa ficar no G-3 do Campeonato Brasileiro ou vencer a Copa do Brasil. Caso contrário terá que participar das duas fases preliminares da Libertadores e inchará ainda mais o seu calendário de 2017.

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook