FIFA pode ser processada por cumplicidade a maus tratos a funcionários }

FIFA pode ser processada por cumplicidade a maus tratos a funcionários

por   em Notícias

Entidade é acusada como cúmplice de maus tratos a operários migrantes no Qatar e corre risco de pagar grandes indenizações

Destaque FIFA pode ser processada por cumplicidade a maus tratos a funcionários Divulgação
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

A Fifa segue na mira da justiça suíça. A entidade agora pode ser processada por cumplicidade aos maus tratos recebidos pelos operários migrantes que trabalham nas construções da Copa do Mundo no Qatar que será disputada em 2022.

Segundo o jornal “The Guardian”, o procedimento legal seria o primeiro no qual a FIFA é posta como “responsável direta” e está sendo levantado pela Confederação de Sindicatos da Holanda (FNV) em defesa de Nadim Sharaful Alam.

Imigrante de Bangladesh, Alam é um dos milhares de trabalhadores nas obras qatarianas. O advogado do trabalhador e a FNV entraram em contato com a FIFA no domingo e deram três semanas para a entidade admitir a cumplicidade e pagar os danos a Alam, ameaçando ir justiça caso não cumpra o acordo.

A carta enviada para a entidade pede para que a FIFA "admita que agiu de maneira equivocada ao dar a Copa de 2022 no Catar sem cobrar a garantia de que o país se atente aos direitos humanos e de trabalho fundamentais aos operários migrantes cujo trabalho é ligado ao Mundial."

Desde o começo do ano passado o Mundial do Qatar vem sendo contestado constantemente. Além das condições precárias de trabalho, o Mundial é alvo de investigações por suposta compra de voto.

Segundo o “The Guardian”, a compensação financeira pedida por Alam é pequena. No entanto, caso o bengalês consiga a indenização ele abre as portas a milhares de outros casos semelhantes que pode significar, no fim, indenizações milionárias para a FIFA pagar. Estima-se que 1,7 milhão de imigrantes entraram no país apenas para trabalhar nas construções dos estádios e estruturas do evento.

Alterado: Segunda, 10 Outubro 2016 15:54

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook