Seis times iniciam a disputa do Carioca 2017 nesta quarta; Confira - OChute }

Seis times iniciam a disputa do Carioca 2017 nesta quarta; Confira

por   em Notícias

Com novo regulamento, os clubes com menos investimento terão que passar por uma fase prévia antes da disputa com os 'grandes'

Destaque Seis times iniciam a disputa do Carioca 2017 nesta quarta; Confira Ferj
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

O Campeonato Carioca será o primeiro Estadual e ser iniciado na temporada 2017 do Brasil. O novo regulamento da competição, aprovado em novembro do ano passado, fará com que seis equipes disputem uma fase preliminar a partir de quarta-feira (11). Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso, Cabofriense, Nova Iguaçu e Campos farão uma seletiva para definir os dois times que seguirão para a fase principal do torneio, que terá início no dia 29 de janeiro, e os quatro que vão lutar contra a degola, das quais duas serão rebaixadas.

Na fase prévia, todos os times jogam entre si em turno único. Os dois clubes que acumularem mais pontos vão para a segunda fase, os outros quatro farão parte do grupo X, no qual serão definidos os dois clubes que serão rebaixados para a Série B do Campeonato Carioca. Os clubes que forem rebaixados poderão jogar ainda em 2017 a Segundona do Rio.

As equipes foram escolhidas para participar da fase prévia do Carioca pelo seu desempenho na edição de 2016, como é o caso do Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso e Cabofriense, que ocuparam do 11º ao 14º lugar da última disputa, e os dois times que conseguiram o acesso na Série B do Rio, Nova Iguaçu e Campos.

A primeira rodada do campeonato terá Campos x Bonsucesso, Tigres x Cabofriense e Portuguesa x Nova Iguaçu.

Principal

Depois que as duas equipes classificadas para a segunda fase forem definidas, a disputa começará para os grandes, em um total de 12 clubes, no dia 29 de janeiro. Os grupos B e C serão formados por seis times, que disputarão a Taça Guanabara e a Taça Rio.

Taça Guanabara

No primeiro turno do Carioca, os times vão enfrentar seus adversários do mesmo grupo. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a as semifinais, que serão disputadas em jogo único e com vantagem do empate para os clubes melhores classificados. A decisão, por sua vez, será jogada em partida única, sem vantagem para nenhuma equipe.

Taça Rio

Ao contrário do que acontece no primeiro turno, no segundo os times enfrentam os adversários da outra chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a as semifinais, que serão disputadas em jogo único e com vantagem do empate para os clubes melhores classificados. A decisão, por sua vez, será jogada em partida única, sem vantagem para nenhuma equipe.

Título

O título será decidido pelos campeões das duas taças e os dois times melhores classificados nos dois turnos. Caso uma equipe vença os dois turnos, a outra vaga ficará com o terceiro clube de melhor campanha.

Os dois clubes que conseguirem acumular o maior número de pontos na competição terão a vantagem do empate na semifinal, que, mais uma vez, será disputada em jogo único. Os times que avançarem disputarão as finais em dois jogos, sem vantagem.

Grupos da fase principal:

Grupo B: Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira e Macaé, além do segundo classificado do Grupo A.

Grupo C: Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e o primeiro classificado do Grupo A.

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook