FIFA oficializa mudança e Copa do Mundo passará a ter 48 seleções - OChute }

FIFA oficializa mudança e Copa do Mundo passará a ter 48 seleções

por   em Notícias

A partir de 2026 Copa do Mundo vai ter 48 seleções e grupos com 3 times; duração do torneio é mantida, assim como o número de jogos do finalista

Destaque FIFA oficializa mudança e Copa do Mundo passará a ter 48 seleções Reprodução/Twitter
Gostou: avalie
(1 Voto)
FIFA oficializa mudança e Copa do Mundo passará a ter 48 seleções - 5.0 out of 5 based on 1 vote
Publicidade

Após uma reunião do conselho realizada nesta terça-feira em Zurique, a FIFA oficializou que a Copa do Mundo vai passar a ter 48 seleções a partir de 2026. A votação foi unânime e a entidade também adiantou, por meio do seu perfil do Twitter, que o formato será de 16 grupos com três times cada.

A entidade já havia sinalizado que as mudanças ocorreriam, no entanto, A FIFA ainda não definiu como será feita a divisão das 16 novas vagas entre as federações continentais.

Na América do Sul, atualmente se classificam quatro seleções e a quinta colocada nas eliminatórias vai para a repescagem. Com a mudança, a expectativa é que a América do Sul, que tem apenas dez seleções, fique com seis vagas, além de poder conquistar mais uma na repescagem.

Apesar do anuncio, existem ainda muitas coisas para serem discutidas com a mudança no formato da Copa. Um esboço de tabela publicado por diversos meios de comunicação do mundo mostra que os dois primeiros de cada chave se classificarão para o mata-mata, que assim ganharia mais uma fase.

O principal defensor do aumento de vagas foi o presidente Gianni Infantino que pressionou para a mudança ser confirmada já nesta primeira reunião.

A explicação para o grande interesse do dirigente com relação a mudança é simples. A FIFA estima o aumento do número de seleções na copa trará um aumento entre US$ 750 milhões e US$ 1 bilhão nos contratos de televisão do Mundial. Além disso, para o presidente Infantino, incrementar o número de vagas por continente agrada mais países e portanto membros do Congresso da Fifa, que elegeu dirigente ao cargo e que decidirá se ele continua na próxima eleição.

Alterado: Terça, 10 Janeiro 2017 11:52

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook