A responsabilidade do clube de futebol }

A responsabilidade do clube de futebol

por   em Editorial

Que os clubes possam oferecer, além de grandes partidas, lições de cidadania

Destaque A imensa torcida brasileira e sua grande paixão: o futebol Reprodução / Wikipédia A imensa torcida brasileira e sua grande paixão: o futebol
Gostou: avalie
(1 Voto)
A responsabilidade do clube de futebol - 5.0 out of 5 based on 1 vote
Publicidade

Em sua coluna no diário "Lance!" no início deste mês, Amir Somoggi aponta para o papel importantíssimo que os times de futebol exercem na sociedade brasileira.

Citando o antropólogo Roberto da Matta, Somoggi fala da "dramatização" como fator determinante na paixão do brasileiro pelo esporte.

No futebol, pessoas menos favorecidas podem experimentar uma alegria imensa e genuína, que é a proporcionada pela vitória.

Ele escreve que existe em nosso país "um hiato entre o interesse que o brasileiro tem por futebol e a relação com seus clubes". E se dedica a uma abordagem financeira, mostrando o pouco que nossas equipes conseguem "capitalizar" da paixão futebolística.

Outra abordagem possível diz respeito às responsabilidades dos clubes diante das atitudes de seus torcedores. Dado o caráter passional da relação, muita gente não consegue distinguir a frustração de uma derrota, por exemplo, dos demais infortúnios do cotidiano.

Afinal, o futebol é apenas, como diriam, "o assunto mais importante dentre os menos importantes".

Assim como nós não podemos, até onde se sabe, "abandonar" nosso próprio corpo ao primeiro sinal de contra-tempo, a paixão do torcedor tem de ser única e exclusivamente por seu clube.

Não somente pelas vitórias de seu clube.

Dentro desse cenário, o papel dos clubes de futebol é deixar claro, reiteradamente e sempre que possível, o seu "papel" na história.

Alterado: Segunda, 13 Junho 2016 11:04

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook