O que acontece com o Barcelona? - OChute }

O que acontece com o Barcelona?

por   em Editorial

Time catalão caiu de produção nesta temporada e pode ficar sem nenhuhm título caso Luis Enrique não encontre alternativas para a equipe

Destaque O que acontece com o Barcelona? Reprodução/Twitter
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

A fase do Barcelona não é boa. Para quem não acompanha o clube de perto e olha apenas para a tabela de classificação do Campeonato Espanhol pode achar que tudo está dentro da normalidade.

Com um time praticamente igual ao que venceu a Champions League há dois anos atrás, o Barcelona caiu de produção e viu o seu maior rival no país crescer e virar favorito em todas as competições que participa nesta temporada. No espanhol o Real Madrid já está com cinco pontos de vantagem e ainda tem um jogo a menos que o time catalão.

Mas o que aconteceu com aquele clube que há dois anos era considerado imbatível e um dos melhores da história?

A sequência de títulos conquistada pelo clube acomodou os jogadores mais que o esperado e agora a retomada está sendo mais dificil para os atletas. E o treinador Luis Enrique tem grande parcela de culpa nesse aspecto. Após conseguir montar uma equipe devastadora, o treinador não soube fazer a manutenção do elenco e acabou apostando demais nos seus craques, sobrecarregando.

A qualidade de Messi, Suárez e Neymar é indiscutível. No entanto, os demais clubes, aos poucos, foram assimilando o estilo de jogo do Barcelona e descobrindo maneiras de neutralizar a equipe. E o duelo das oitavas de final da Copa do Rei mostrou mais uma vez isso. Contra o Athletic Bilbao, o Barcelona sofreu para fugir da forte marcação da equipe adversária que travou a saída de jogo com Iniesta e Busquets, forçando os zagueiros a fazerem lançamentos longos para os atacantes, facilitando assim o trabalho da sua defesa.

Sem a saída pela direita com Daniel Alves, que foi para a Juventus nesta temporada, o clube catalão força todas as jogadas na esquerda com Neymar e Jordi Alba e deixando o jogo ainda mais previsível. Com um estilo de jogo identico ao de dois anos atrás e sem buscar alternativas, Luis Enrique vem sofrendo para fazer o Barcelona jogar. Dependente de Messi e Iniesta para fazer o jogo fluir, o técnico não soube fazer contratações que dessem opções a equipe do Barcelona que perdeu o seu brilho.

A lesão de Iniesta em outubro deixou esta situação ainda mais evidente. Ao ficar um mês e meio longe dos gramados, o Barcelona perdeu completamente o seu meio de campo e a consequência foi a esperada: os blaugranas tiveram muitas dificuldades para vencer as partidas. Com Rakitic jogando muito abaixo do esperado, o time virou uma equipe comum, desperdiçando a qualidade do trio MSN no ataque que praticamente não viu a cor da bola.

A temporada do Barcelona não promete grandes voos. O time catalão ainda busca um lateral-direito de origem e com experiência, mas isso não deverá ser suficiente para resolver o problema da equipe que ainda não sabe se Luis Enrique permanece para a próxima temporada.

Sem dar resposta sobre o seu futuro e com o time caindo de produção, a expectativa é que o treinador espanhol procure um novo desafio e deixe o Barcelona sem conqusitar um título de expressão a sua despedida.

Caso o Barcelona não encontre uma saída rapidamente, o time terá que apostar na genialidade de Messi, Suárez, Neymar e Iniesta para conquistar algum título nesta temporada.

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook