O Chelsea de Antonio Conte - OChute }

O Chelsea de Antonio Conte

por   em Editorial

Com 12 vitórias seguidas e líder do Campeonat Inglês, técnico italiano venceu a desconfiança no início do seu trabalho e vai superando as expectativas

Destaque O Chelsea de Antonio Conte Reprodução/Twitter
Gostou: avalie
(0 votos)
Publicidade

O Chelsea vai começar 2017 líder isolado do Campeonato Inglês. Os Blues que jogam neste sábado contra o Stoke City estão a seis pontos do segundo colocado Liverpool, que não poderá alcançar o rival neste último jogo do primeiro turno da Premier League.

Após fazer uma temporada 2015/16 muito abaixo das expectativas, o clube inglês apostou na contratação do treinador italiano Antonio Conte que estava treinando a Azzurra e fez uma ótima Eurocopa. Após começar com certa desconfiança o seu trabalho e o time mostrar instabilidade em campo, o técnico italiano passou a apostar mais no seu estilo de jogo e começou a colher os frutos rapidamente.

Enérgico, o comandante dos Blues joga junto com a equipe na beira do campo. Não se surpreenda ao assistir a um jogo do Chelsea e ver Conte pulando, gesticulando (como qualquer italiano tradicional) ou fazendo qualquer careta e “malabarismo” na área técnica. O treinador parece se doar 100% ao seu trabalho.

Um grande exemplo dessa inquietação do treinador dos Blues foi visto nos treinos desta semana quando ele resolveu correr junto com os atletas no gramado e acabou se lesionando.

Até os adversários vem elogiando o Chelsea que chegou a impressionante marca de 12 vitórias seguidas na Premier League. E tudo começou após uma vitória maiúscula do Arsenal por 3 a 0 sobre os Blues no dia 24 de setembro. Uma semana antes, o atual líder do campeonato também havia perdido para o Liverpool e os resultados fizeram Conte mudar totalmente a sua equipe.

O 4-4-2 foi abandonado e o 3-5-2 que marcou a passagem do treinador tanto na Juventus quanto na seleção italiana finalmente apareceram no clube inglês. Mesmo com pouco tempo frente ao clube, Conte assumiu o risco da mudança. A primeira grande mudança veio da primeira linha. A zaga que antes não se encontrava em campo passou a mostrar uma grande estabilidade passando seis jogos seguidos jogos sem levar um gol sequer.

O grande trunfo de Conte na linha defensiva foi encaixar o lateral Azpilicueta na zaga junto com Cahill e o brasileiro David Luiz. Com zaga arrumada, o time passou a voltar a mostrar consistência ofensiva. Hazard voltou a atuar em alto nível e Diego Costa passou a ser decisivo, balançando as redes e resolvendo praticamente em todos os jogos. Com a série de vitórias, o Chelsea rapidamente chegou ao topo da tabela.

Um dos únicos jogadores contratados para esta temporada, Kanté tomou a posição de primeiro volante e virou o cão de guarda da equipe. Jogando de ala, Marcos Alonso sempre aparece como boa opção de ataque pela direita, junto com Pedro ou Willian, que nos últimos jogos se revezaram na ponta direita. O espanhol, aliás, vem fazendo uma boa temporada, anotando gols e mostrando o motivo de ter sido contratado junto ao Barcelona.

Apesar da ótima sequência de vitórias e a liderança da Premier League, o time ainda não chegou ao seu auge. Durante as partidas, o time de Conte ainda passa por momentos de dificuldade para chegar ao gol adversário. No entanto, a avaliação dos primeiros meses de Conte frente ao clube é muito positiva, superando as expectativas.

Com um time praticamente sem grandes investimentos em relação a última temporada e também em comparação aos rivais, o Chelsea de Antonio Conte que tinha como objetivo inicial voltar as disputas dos torneios europeus na próxima temporada já vai sonhando com o título e se tornando o time a ser batido na Inglaterra.

No disputado Campeonato Inglês o nome do momento não é nenhum treinador renomado e midiático como Guardiola, Mourinho, Klopp e Wenger. O nome do momento é Antonio Conte, que no dia 22 de dezembro pagou uma rodada de cerveja para os jornalistas que fazem a cobertura do Chelsea em um pub, logo após dar coletiva.

Com seu estilo diferente, Conte aos poucos vai conquistando seu espaço no Chelsea e no futebol inglês.

Alterado: Sábado, 31 Dezembro 2016 11:01

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook