Começa a temporada de futebol no Brasil }

Começa a temporada de futebol no Brasil

por   em Editorial

Com o fim dos falidos campeonatos estaduais e o início do Brasileirão, finalmente podemos dizer que o ano futebolístico começa no país.

Destaque Começa a temporada de futebol no Brasil Reprodução
Gostou: avalie
(1 Voto)
Começa a temporada de futebol no Brasil - 5.0 out of 5 based on 1 vote
Publicidade

Sei que é estranho afirmar isso, pois além dos fracos estaduais também tivemos o início da Libertadores, da Copa do Brasil e, novidade neste ano, a Primeira Liga, mas a verdade é que os times brasileiros só começam a se preparar e se reforçar mesmo a partir de agora.

Até os torcedores sabem que os primeiros reforços “de peso” das suas equipes chegam a partir de maio.

E, observando o calendário do futebol no país, não faz muito sentido em começar a trazer jogadores novos antes. O salário dos atletas é um dos maiores impeditivos para isto. A lógica é simples: não adianta trazer atletas de ponta, ganhando bem, para enfrentar clubes de terceiro e quarto escalão nos estaduais.

Também não faz sentido trazer estes reforços para a Copa do Brasil, já que até meados de maio, a maioria dos clubes devem estar jogando a segunda rodada da competição e, em sua maioria, estas partidas também são contra clubes de menor expressão. Já a Primeira Liga nem entra nesta conta, pois foi disputada este ano pela primeira vez e encarada, por muitos clubes, mais como uma experiência.

A exceção fica por conta dos clubes que disputam a Libertadores da América. Estes acabam trazendo jogadores de maior renome, até para substituir atletas que tenham terminado o vínculo com a equipe.

E o caminho inverso também se faz necessário observar.

Alguns dos Campeões Estaduais não podem acreditar que seus elencos estão prontos pra disputa nacional apenas por terem sido campões em seus domínios. Ou seja, se não vale a pena pagar salários altos para atletas jogarem os estaduais, não adianta pensar que atletas que foram bem contra equipes de nível técnico inferior consigam repetir a dose contra clubes mais fortes.

A lógica é a mesma.

Nos últimos anos, sobram exemplos de equipes que foram campeãs estaduais e acharam que seus elencos estavam fortes e sofreram na disputa do Campeonato Brasileiro, lutando contra o rebaixamento. Excetuando o Campeonato Paulista, todos os estaduais do Brasil são fracos e enganosos.

Alterado: Quarta, 11 Maio 2016 17:53

Entre ou criar uma conta

fb iconAcesse com Facebook